segunda-feira, 21 de março de 2016

Nota de Esclarecimento:Barco da Saúde



A Secretaria Municipal de Saúde esclarece através da presente nota, que reconhece a preocupação de alguns internautas que veicularam nos últimos dias pelas redes sociais imagens da Unidade Móvel Fluvial de Saúde (Barco da Saúde), que encontra-se ancorada no cais da cidade sem o aproveitamento devido. 

Todavia, e é direito do povo também saber de alguns percalços que envolvem a verdadeira versão dos fatos enfrentados pela atual gestão, que mesmo disposta a resolver com celeridade a resolução de diversos problemas, esbarra em burocracias jurídicas herdados por um grupo político, que como os mirienses são sabedores, submeteu o município à perigosas rachaduras no curso democrático e republicano, especialmente no gerenciamento de alguns bens públicos municipais. 

Assim, fazemos saber:

 1 - Ao assumirmos a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Igarapé-Miri, como de praxe, foi realizado o levantamento dos bens públicos, constatando-se diversos problemas entre o que apontava os inventários patrimoniais e o que foi de fato recebido pela nova gestão empossada no dia 11/06/2015, após a realização de Eleição Suplementar; 

2 - No que tange a Unidade Móvel Fluvial de Saúde (Barco da Saúde), verificamos que foi construída através do convênio com o Ministério da Saúde nº 1.198/2002, e durante a gestão do Prefeito Roberto Pina (2009-2012), passou por reformas e adaptações afim de incluí-la na estratégia Saúde da Família. Durante esse período, diversas ações foram realizadas pela Secretaria  de Saúde cotidianamente, atendendo dezenas de comunidades ribeirinhas do município de Igarapé-Miri, como é de conhecimento público. 

3 - No final de 2012, por intermédio da transição de governo entre a gestão Roberto Pina e Aílson Amaral, a referida Unidade Móvel Fluvial foi entregue EM PLENO ESTADO DE FUNCIONAMENTO E COM TODOS OS EQUIPAMENTOS A ELA PERTENCENTES, A SABER: MOTOR, EIXO, TELESCÓPIO, INSTALAÇÕES ELÉTRICAS E HIDRÁULICAS, MOBÍLIA E EQUIPAMENTOS DE NAVEGAÇÃO, conforme constam as fotos abaixo anexadas.

4 - Ao retomar a gestão após as Eleições Suplementares ocorridas em Junho/2015, a referida Unidade "Barco da Saúde" foi encontrada ancorada no Trapiche Municipal do Distrito de Vila Maiauatá, constatando-se PONTUAIS SAQUEAMENTOS, A SABER: DIVERSAS MOBÍLIAS (cadeiras, colchonetes, coletes salva-vidas, fechaduras, utensílios domésticos, etc.), EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS E ELÉTRICOS (mangueiras, lâmpadas, etc.), AUSÊNCIA DE MOTOR, EIXO E TELESCÓPIO, ALÉM DE PERFURAÇÕES NA ESTRUTURA DO CASCO, CAMAROTES E SALA DE COMANDO, conforme também demonstram fotos abaixo anexadas e boletim de ocorrência registrado perante autoridade policial. 

5 - A Secretaria Municipal de Saúde após o levantamento dos dados solicitou junto a Assessoria Jurídica do Município abertura de procedimentos necessários afim de responsabilizar todos os envolvidos pela destruição, deterioração e extravio de patrimônio público. 

6 - Entendemos a urgência e a necessidade de retomar o funcionamento da Unidade Barco da Saúde para a melhoria da qualidade de vida, bem como otimização dos serviços de saúde especialmente nas comunidades ribeirinhas por ela atendida, entretanto, como regem as normativas para procedimentos no gerenciamento de recursos públicos, torna-se extremamente indispensável que os fatos constatados, e acima explanados, tenham a devida cobertura jurídica a fim de que os responsáveis sejam autuados tão como futuros investimentos orçamentários para a Unidade sejam devidamente justificados.

7 - A atual gestão da Secretaria de Saúde, se esforça para que todos os procedimentos burocráticos sejam abreviados e tão logo concluídos, a Unidade Móvel Fluvial de Saúde (Barco da Saúde) esteja atendendo nossa população, como já foi observado em épocas anteriores. 

8 - Colocamo-nos a disposição para outros esclarecimentos pertinentes.

Secretaria Municipal de Saúde
Igarapé-Miri, 21 de Março de 2016

Foto do Barco da Saúde em pleno funcionamento em Ação de Saúde no final do ano de 2012

FOTOS REALIZADAS APÓS A POSSE DA NOVA GESTÃO (JUNHO DE 2015)

Porão do Barco, sem motor e com casco cheio d'agua

Camarote do Barco sem móveis, colchonetes

Última Pintura do Barco 

Barco Ancorado no Trapiche Municipal do Distrito da Vila Maiauatá

Equipamentos deteriorados 

Fechaduras de camarotes extraviadas

Camarotes Deteriorados

Móveis de camarotes extraviados





Cópia do Boletim de Ocorrência Policial feita pela nova gestão após levantamento de dados

Cópia do Boletim de Ocorrência Policial feita pela nova gestão após levantamento de dados

segunda-feira, 14 de março de 2016

ACADEMIA DA SAÚDE: UMA PRÁTICA DE VIDA SAUDÁVEL

Ter uma vida saudável, para muitas pessoas, significa apenas estar livre de doenças. No entanto, o conceito de saúde mais amplo abrange uma série de fatores e condições, como peso ideal, e disposição, por exemplo. Nesse sentido, uma boa alimentação e a prática de exercícios físicos são os principais aliados, deixando qualquer pessoa mais saudável. Com esse conceito, a Academia da Saúde desenvolve diariamente atividades gratuitas para a população, como Aeróbica, educação em saúde, presença da nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga. A educadora física conta que os usuários dão depoimentos de como a vida deles mudou depois das atividades. “Melhorou os problemas de coluna, problemas articulares, a autoestima deles, além da melhora nos hipertensos e diabéticos”. A equipe médica que acompanha os usuários já percebeu a diminuição na quantidade de remédios distribuídos por conta das atividades.
Funcionamento: de Segunda a Sexta-feira, das 6:30 as 7:30, e de 16:00h as 18:00h.
Participe!




CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: UM INVESTIMENTO NECESSÁRIO


Capacitação do Programa Telessaúde
Através da Gerência de Atenção Básica, a Secretaria de Saúde realiza capacitações dos trabalhadores de saúde em diversas esferas. Trata-se de um compromisso assumido pela atual gestão “a fim de garantir uma política permanente de qualificação profissional para melhor atender nossos usuários”, afirma Cláudia Pureza, responsável pela Gerência de Atenção Básica do Município.

Capacitação com Agentes de Saúde PAC's PSF Vila Maiauatá
Capacitação sobre o Plano Nacional de Enfrentamento as Microcefalias e Zika Vírus

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA RETOMA ATIVIDADES NO CALENDÁRIO 2016

O Programa Saúde na Escola em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, esteve realizando no dia 23/02, a primeira ação do programa/calendário escolar 2016, na Escola Municipal Altar Lemos Carneiro. Na oportunidade foram desenvolvidas atividades educacionais, pedagógicas, acompanhamento de saúde bucal nas crianças, práticas e hábitos saudáveis e palestras sobre violência e drogas.





DOENÇA DE CHAGAS É FOCO DE AÇÃO DE SAÚDE NA COMUNIDADE DO RIO SANTO ANTÔNIO

A Secretaria Municipal de Saúde esteve realizando no dia 27/02, na comunidade Santo Antônio uma grande ação de saúde com objetivo de orientar e diagnosticar problemáticas por intermédio da Doença de Chagas, causadas pelo Barbeiro, inseto que transmite a Doença.
A comunidade teve um caso registrado da doença nos últimos meses, e portanto recebeu orientações, e mais de 200 exames para o diagnóstico da doença.
Uma das formas de prevenção da doença de Chagas é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências. Em áreas onde os insetos possam entrar nas casas voando pelas aberturas ou frestas, pode-se usar mosquiteiros ou telas metálicas.
Recomenda-se usar medidas de proteção individual (repelentes, roupas de mangas longas, etc) durante a realização de atividades noturnas (caçadas, pesca ou pernoite) em áreas de mata. Para a prevenção da transmissão oral é importante seguir todas as recomendações de boas práticas de higiene e manipulação de alimentos, em especial aqueles consumidos in natura.