quarta-feira, 20 de abril de 2016

Café com moderação, faz bem à saúde!

O café é uma paixão nacional, presença marcante e até obrigatória na mesa de muitos brasileiros. Por anos foi classificado como um vilão da saúde, mas cada vez mais as pesquisas apontam seus benefícios.
“No passado, o café estava relacionado ao aumento da pressão e infarto, mas pesquisas recentes mostram que o consumo moderado de três xícaras por dia traz muitos benefícios. O café contém ácido clorogênico, que tem benefícios antioxidantes, controlando a pressão, o colesterol e ajudando a evitar derrames e infartos”, explica o nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Marcelo Barros, afirmando que como o café é antioxidante pode ajudar a evitar o câncer.
Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, o café é considerado um alimento minimamente processado, ou seja, foi submetido apenas a processos de limpeza, fracionamento, moagem e secagem, não tendo passado pelo processo de adição de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original. O Ministério da Saúde recomenda que sempre se prefira alimentos in natura nas refeições ou os que, assim como o café, são minimamente processados.
Vale ainda reforçar que o café é um alimento versátil, que pode ser utilizado para outras preparações como bolos, tortas e biscoitos, além do típico “pingado” das manhãs. “O maior benefício do café ainda, é o fato de ser um alimento tipicamente brasileiro, que ocupa parte muito importante na história do país, e proporciona momentos preciosos, como as refeições compartilhadas, para cultivar e fortalecer laços entre pessoas que se gostam”, esclarece a Diretora do Departamento de Atenção Básica do MS, Anne Antunes.
O alimento, no entanto, pode voltar a ser um vilão a mesa se não for consumido com moderação. Por exemplo, para crianças menores de dois anos, o café não é recomendando. “A criança possui a mucosa gástrica sensível e, portanto, as substâncias presentes no café, chás, mate, podem deixar o estômago irritado, comprometendo a digestão e a absorção de nutrientes”, explica Anne Antunes. Pessoas com úlcera ou gastrite também podem sentir desconfortos com seu consumo.
Por ajudar na liberação de serotonina, o que pode fazer você ficar um pouco mais “ligado”, é bom não exagerar na dose e até no horário do gole do café, se a intenção é uma boa e tranquila noite de sono.
Fonte: Blog da Saúde - Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário